A informática na Educação Especial e a Sala de recursos
Com os acontecimentos de um mundo globalizado acarretou grandes mudanças em vários segmentos da sociedade, principalmente no processo ensino e aprendizagem com os avanços tecnológicos de informação e comunicação, desequilibrando as estruturas educacionais e descobrindo novas maneiras de aprender a ver o mundo.
O uso da informática na Educação Especial tem como objetivo ressaltar a importância do desenvolvimento afetivo, cognitivo e sociocultural do sujeito, como um ser capaz de construir seu conhecimento de forma lenta com resultados dentro de suas potencialidades, principalmente quando são incentivados.
As chamadas inovações e avanços no campo das tecnologias têm surpreendido a humanidade, muitas vezes criando mitos e explorações, porém no campo das deficiências e na vida cotidiana dos deficientes, e em especial dos cidadãos com Paralisias Cerebrais (que chamamos de DEF – Distúrbio de Eficiência Física), o que estamos assistindo e participando é um processo criativo de produção de novos meios, técnicas e instrumentos que, quando eticamente utilizados, irão favorecer os processos de aprendizagem, profissionalização, autonomia e de inclusão social destes cidadãos.
As chamadas inovações e avanços no campo das tecnologias têm surpreendido a humanidade, muitas vezes criando mitos e explorações, porém no campo das deficiências e na vida cotidiana dos deficientes, e em especial dos cidadãos com Paralisias Cerebrais (que chamamos de DEF – Distúrbio de Eficiência Física), o que estamos assistindo e participando é um processo criativo de produção de novos meios, técnicas e instrumentos que, quando eticamente utilizados, irão favorecer os processos de aprendizagem, profissionalização, autonomia e de inclusão social destes cidadãos.
Todas essas mudanças e conquistas da Educação Especial em sua totalidade e aos novos recursos disponíveis como aliados ao ensino e aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais, permitem avanços para o desenvolvimento de suas potencialidades do educando e oferece condições para que exerça a sua cidadania.
Interessantíssimo, a abordagem feita pela colega Leila, é de pessôas com esste tipo de visão que o Brasil precisa, para que todos tenham direitos iguais à educação.
ResponderExcluirComentário feito por THEREZINHA RODRIGUES F. MONTEIRO.
Aluna do 5º período do curso de pedagogia.
Polo: São Francisco de Itabapoana